quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Quem será o mais alto da nossa sala?



Só hoje voltamos ao nosso blog porque temos andado muito atarefados e com algum trabalho que só hoje terminou. Assim, vamos contar o que temos feito desde a semana passada...


Após a história da “Julieta, a menina vestida de Outono”, surgiu um diálogo sobre a parte da história em que a menina, apesar de distraída, tinha crescido nas férias. A Rita disse: -”Beatriz, sabes que eu estou mais alta? No ano passado estava pequenina e agora estou grande!” Todos começaram a disser que também cresceram. Então eu perguntei: - “Qual será o menino mais alto da sala?”. Na sua maioria responderam: - “É o Vítor”.

Posteriormente comparamos as alturas de uns e de outros e descobrimos que o mais alto era o Luís e o mais baixo o Alberto. Começou a ficar um pouco complicado comparar as alturas uns dos outros. Mas como era a hora do lanche tivemos que interromper a nossa discussão.

No dia seguinte continuamos este tema e apresentei ao grupo umas tiras de papel cenário que foram utilizadas para os medir. Posteriormente cada um pintou a sua tira, colocando depois o nome e a fotografia. Ontem, no chão da sala, ordenamos as tiras por alturas, do mais alto para o mais baixo. A seguir foram colocadas no placarde, como se pode ver no filme. As tiras deviam ficar colocadas umas ao lado das outras e, para não se estragarem, deviam estar num local mais protegido. Por isso fomos obrigados a mudar a disposição da sala. A área do acolhimento mudou para o lugar das mesas das expressões e estas para o lugar da manta do acolhimento. Com a ajuda das crianças este trabalho realizou-se num instante!

Nós gostamos muito de colaborar. A sala tinha de ser mudada e nós ajudamos a Beatriz

Este pequeno projecto, e outros na área da matemática que irei realizar durante este ano, têm como fundamento a ideia que o desenvolvimento matemático nos primeiros anos, e a qualidade das experiências proporcionadas às crianças, é fundamental, deles dependendo o sucesso das aprendizagens futuras.

Junto um pequeno texto retirado de: Geometria – textos de apoio para o Jardim de Infância, que fundamenta um pouco o meu trabalho

“Nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar são identificadas situações do quotidiano das crianças que promovem aprendizagens específicas relacionadas com a medição de grandezas. Comparar alturas, organizar o espaço da sala, medir e pesar diversos objectos e brincar com água, são contextos a partir dos quais podem ser organizadas tarefas, que contribuem para o desenvolvimento do conceito de medida, independentemente da grandeza envolvida.
Cabe ao educador, por um lado, potenciar essas actividades e, por outro, organizar, de forma intencional, tarefas que possibilitem o desenvolvimento do sentido de medida. Com crianças mais pequenas, as tarefas que devem ser propostas incluem objectos concretos, a partir dos quais observam as suas características e, manipulando-os, comparam um ou mais dos seus atributos.
Nos primeiros anos, devem ser propostas, inicialmente, tarefas mais relacionadas com a acção de comparar e ordenar directamente os objectos e, posteriormente, fazê-lo usando unidades de medida não padronizadas.
Medir as alturas de cada uma das crianças de uma sala do jardim-de-infância e ordená-las entre si, constitui uma tarefa motivadora e desafiante, para além de ser uma boa oportunidade para o desenvolvimento do sentido de medida.”

2 comentários:

Carla Santos disse...

Boa tarde

acho muito interessante estes conceitos pedagógicos que a nós pais por vezes nos escapa e que estão presentes nas mais simples tarefas.
Será possível dar-nos uma lista de livros que estejam disponiveis para nós pais no dia a dia tb irmos praticando com os nossos pequenotes? Antes de mais acham que podemos realizar este gerenro de tarefas, ou só irimos atrapalhar o vosso trabalho?

Continuação do bom trabalho,

Beijinhos para a todos os meninos

( Sei que eles também gostam de ir ver o seu blog).

Carla Santos

Luisa Marques disse...

Boa noite,
Continuamos a ser visitantes deste adorável blog.
O desenvolvimento matemático exposto desta forma é bastante interessante e detectamos esta aprendizagem na Rita quando começou a medir o computador do avô.
Mais uma vez dou os parabéns por fazerem optimos trabalhos com tão poucos recursos, e quero agradecer o carinho trasmitido à minha filha depois de ausente uns dias por doença.
Beijinhos "malmequeres" e bom trabalho
Luisa Marques