quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A importância de uma alimentação saudável para a saúde dos nossos dentes






No inicio da semana a Cláudia Inês foi ao Centro de Saúde e a médica ofereceu-lhe um livro com uma história sobre a higiene oral. Enquanto eu não a contei a nossa Cláudia não sossegou. Veio mesmo a calhar pois ainda estamos a viver o projecto "Educação para a Saúde". A história foi contada, depois conversamos muito sobre a importância de uma alimentação saudável para assim podermos ter uma dentição sem aquelas "malditas bacterias" que nos dão cabo dos nossos dentes. Podem não acreditar, mas os vossos filhos sabem o que são as bacterias e qual é o seu alimento favorito. Vimos um filme do Drº Dentolas, que a D. Fátima trouxe, para enriquecer o nosso tema.

Aproveitei a oportunidade para falarmos sobre as refeições que devemos fazer durante um dia e expliquei-lhes a importância da 1ª refeição do dia - o pequeno-almoço. Não se admirem se forem para casa dizer que a Beatriz disse que deviam comer carne, peixe, saladas, tomar um bom pequeno-almoço, beber água às refeições e outras coisas que eles de certeza vos irão contar...

Depois algumas crianças estiveram a registar os cuidados que devemos ter com os nossos dentes. Posteriormente em grande grupo explicaram aos colegas o que tinham feito. Eu até lhes falei se quisessem podiam trazer uma escova dos dentes na mochila para os lavarem a seguir ao almoço. Qual foi o meu espanto, quando hoje, a Gabriela, a seguir ao almoço me chamou à casa de banho, para ver a Diana que estava a lavar os dentes. Fiquei feliz...a mensagem foi interiorizada.





1 comentário:

Luis disse...

Muito Bem! Gostei muito!