quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Uma Experiência!




Nem sempre as actividades que realizamos com as crianças são previamente preparadas pela Educadora. Ontem depois do almoço, deparamo-nos com interesse demonstrado por um grupo de crianças sobre os objectos ou substâncias que vão ao fundo ou flutuam na água. Perguntei ao grupo se queriam fazer uma experiência. A esta palavra todos ficaram curiosos.


Nas Orientações Curriculares, a sensibilização às ciências é um objectivo que deve estar presente no dia-a-dia do J.I. O Educador, perante uma situação ou problema proposto pelas crianças, deverá dar-lhes oportunidades de propor explicações e de confrontá-las com a realidade, ajudando-as a aprofundar as questões.


Assim após a observação dos vários passos da experiência: observação da plasticina, da rolha de cortiça, da bola de esferovite e de ping-pong na água, as crianças foram registando o que observavam e o porquê dos objectos irem ao fundo ou flutuarem.

As conclusões demonstram certas capacidades por parte do grupo. Perceberam perfeitamente que os objectos como a plasticina e a batata são mais pesados e mais densos, "não têm ar no seu interior", mas a cortiça, a bola de esferovite e a de ping-pong, são menos densas, mais leves e têm "ar lá dentro".

Para além de despertar a curiosidade e o espirito cientifico foi um momento importante para o desenvolvimento da linguagem. Palavras como observar, experimentar, flutuar, superficie e interior vieram enriquecer o vocabulário do grupo.

Sem comentários: