sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Canção: Quem cresce na horta?





Para crescermos com saúde devemos ter uma alimentação saudável. Os legumes deveriam ser a base da nossa alimentação, mas todos sabemos, como é difícil por vezes, conseguirmos que estes façam parte das refeições das nossas crianças. Poderá ser na sopa que estes, aos poucos, devem ser introduzidos. A escola, sendo um parceiro na educação das crianças, deve ajudar as famílias na criação de hábitos para uma alimentação saudável. Assim anualmente temos a preocupação de trabalhar com as nossas crianças sobre este tema.


Assim na nossa sala, esta semana, iniciamos a conversa sobre os alimentos que nos ajudam a crescer de uma forma saudável. Na biblioteca temos uma capa com imagens de vários frutos e legumes. Mas como estava em desordem resolvemos separar os frutos dos legumes. Na sua maioria o grupo não apresentou dificuldade na separação destes dois grupos. Posteriormente apresentei ao grupo uma canção sobre os legumes que nascem na horta. Não conheciam a beringela; assim fomos à Internet arranjar uma imagem e colocamos no ficheiro de imagens. Rapidamente a canção foi aprendida pelas crianças. Quiseram desenhar os legumes da canção e têm feito a sua dramatização com a ajuda dos legumes desenhados por eles.


Resolvemos no dia Mundial da Alimentação cozinhar uma sopa de legumes. Então registaram os legumes que querem trazer para a confecção da sopa. Nesse dia comerão a sopa na escola e para a cantina não virá sopa. No dia seguinte iremos participar numa actividade da Câmara, confecção de compota de maça, cozinhada no Jardim com a colaboração dos meninos.

Querem aprender a canção? É só perguntarem aos vossos filhos...

Quem cresce na horta

O que há dentro dela?

Tomate, pepino e também beringela

Quem são os mais verdes, quem é que eles são?

A salsa, a couve, a alface e o agrião.

Quem são os mais gordos, no chão enterrados?

Batatas, cebolas, cenouras e nabos.

Quem é pequenino que cabe na mão?

É o grão de bico, a ervilha e o feijão.

Quem é a maior, vá diz lá qual é ela?

Já sei, é a abóbora maior que a panela.

Sem comentários: