quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A importância de uma alimentação saudável para a saúde dos nossos dentes






No inicio da semana a Cláudia Inês foi ao Centro de Saúde e a médica ofereceu-lhe um livro com uma história sobre a higiene oral. Enquanto eu não a contei a nossa Cláudia não sossegou. Veio mesmo a calhar pois ainda estamos a viver o projecto "Educação para a Saúde". A história foi contada, depois conversamos muito sobre a importância de uma alimentação saudável para assim podermos ter uma dentição sem aquelas "malditas bacterias" que nos dão cabo dos nossos dentes. Podem não acreditar, mas os vossos filhos sabem o que são as bacterias e qual é o seu alimento favorito. Vimos um filme do Drº Dentolas, que a D. Fátima trouxe, para enriquecer o nosso tema.

Aproveitei a oportunidade para falarmos sobre as refeições que devemos fazer durante um dia e expliquei-lhes a importância da 1ª refeição do dia - o pequeno-almoço. Não se admirem se forem para casa dizer que a Beatriz disse que deviam comer carne, peixe, saladas, tomar um bom pequeno-almoço, beber água às refeições e outras coisas que eles de certeza vos irão contar...

Depois algumas crianças estiveram a registar os cuidados que devemos ter com os nossos dentes. Posteriormente em grande grupo explicaram aos colegas o que tinham feito. Eu até lhes falei se quisessem podiam trazer uma escova dos dentes na mochila para os lavarem a seguir ao almoço. Qual foi o meu espanto, quando hoje, a Gabriela, a seguir ao almoço me chamou à casa de banho, para ver a Diana que estava a lavar os dentes. Fiquei feliz...a mensagem foi interiorizada.





quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O Tempo




Na sala da Arnaldina, o grupo de crianças é muito heterógeneo, o que implica que para cada uma das actividades propostas, para que se atinjam as mesmas competências, se sigam diferentes metedologias. Ao trabalhar a noção de tempo, noção que só por si é muito subjectiva, começamos por um elemento relativamente novo que é a mudança de estação " O Outono". Como sabem temos vindo a aprender canções, poesias, relativas a este tema, assim como outras actividades que temos levado ao vosso conhecimento e que por todos têm sido tão participadas.

Construimos então uma árvore, que é neste momento a árvore do outono, mas que mudará o seu aspecto ao longo do ano, de acordo com as mudanças de estação. Colocada numa cartolina e juntamente com outros elementos elaborados pelas crianças, passou a ser um dos nossos quadros do tempo, adquirindo-se assim a noção de tempo metereologico (chuva, sol, vento, trovoada)

Para os mais crescidos criou-se um outro quadro, que simultâneamente lhes permite registar as condições atmosféricas de cada dia, bem como a sucessão dos dias da semana.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O nosso trabalho com várias sementes



Na quarta-feira da semana que passou, a Beatriz mostrou-nos vários sementes: vários tipos de feijões, semente de couve, de salsa de alface, de girassol grande e pequeno, de maça, de courgette, de favas. Reparamos que elas são todas diferentes; na cor, no tamanho, na espessura. Após esta observação, estivemos a fazer o registo. Para isso utilizamos vários símbolos, como se pode ver nas fotografias(até os registamos para podermos utilizar noutras ocasiões).
No dia seguinte, de manhã, a Beatriz apresentou-nos a história "A viagem da sementinha", que nos conta o que aconteceu a uma semente de maçã que o Tiago deixou abandonada em cima de um muro. Da parte da tarde estivemos a semear num vaso a semente de salsa e fizemos um livro com os registos da história que foi para a nossa biblioteca.
Demos um passeio pelo jardim e fomos ver onde irá ser a nossa horta. Agora vamos precisar de uma enxada, para limpar a terra que tem muitas ervas e já temos sementes de favas para semear.

Registar o que se vai observando, os comentários que as crianças vão dizendo ao longo das actividades, utilizando o desenho ou símbolos, ler, reler e aperfeiçoar os textos já realizados são meios de abordar a escrita. Este tipo de actividades é diariamente utilizada na nossa sala. Após a ilustração da história foram os crianças que me ditaram a história enquanto eu escrevia. Ao ver o educador a escrever, a criança compreende melhor como e para que serve a escrita.


Quando tivermos mais novidades voltaremos ao blog...

Palestra - Comer bem, viver melhor

“Comer bem, Viver melhor”
Palestra destinada a toda a Comunidade Educativa do Agrupamento Vertical Marques Leitão

Oradora: Dr.ª Rosário Seixas Martins -Dia 30 às 21h30m na sede do Agrupamento
Esta imagem já deve ser do conhecimento de todas as famílias. Na sala estivemos a descobrir quais os alimentos que aparecem na elaboração da cara do nosso boneco. Foi um momento de grande diversão. De certeza que os meninos da Beatriz deram o recado aos pais.
É um tema actual que a todos preocupa. Gostaríamos de ver a nossa escola bem representada.

Hoje festejamos dois aniversários no nosso Jardim


Hoje a Cátia fez 5 anos e a Diana, ontem, fez a mesma idade. Assim, hoje festejamos o aniversário das nossas amigas. Na sala, mudaram a fotografia, no Quadro das Presenças, da coluna dos 4 para os 5 anos. É um momento de grande alegria para as crianças, pois sentem que estão a crescer. Á hora do lanche cantamos os parabéns e comeu-se 2 bolos; deu para todos os amigos do Jardim-de-infância. Só espero que não tenha feito mal a ninguém, pois foi quem mais comeu...

Um desafio de verduras






Depois de tanto termos conversado sobre legumes, de termos observado tanta variedade, tinha chegado o momento de avaliação destes novos conhecimentos. Então através de um jogo projectado surgia a imagem de um legume com três hipoteses. Eu lia os nomes de três legumes e as crianças tinham que reconhecer na imagem qual deles era o verdadeiro.

Pensava eu, que não seria dificil o reconhecimento, e de facto, não foi, o que me permitiu verificar que durante o tempo em que este grupo participou nas actividades anteriormente propostas com todo o entusiasmo, atenção e concentração

Outras actividades sobre a alimentação


As nossas actividades sobre o dia da alimentação não se limitaram à confecção da sopa ou da compota, mas também demoradamente conversamos sobre a importância dos alimentos. Durante o dia tomamos várias refeições. Pequeno almoço, almoço, lanche e jantar. Muitas vezes até há quem tome um copo de leite ao deitar. Quais os alimentos mais apropriados para cada uma delas? Fizemos pesquisas, aprendemos canções, poesias e para os mais crescidos as nossas Educadoras até organizaram um encontro com uma Sra. dra. Nutricionista que vai à sede do Agrupamento para sensibilizar os mais velhos, para esta temática tão importante.

Queriamos que, com os nossos Pais ao verem estas imagens connosco, nos façam recordar tudo o que temos vindo a aprender na nossa sala.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Vamos imitar o boneco articulado


Através de um jogo divertido e com o apoio de um boneco articulado que estivemos a montar, as crianças tomaram consciência das possibilidades do seu corpo ajudando-as à interiorização do esquema corporal.

Após uma conversa e observação directa das diferentes partes do corpo, ajudando-as a sentir, por palpação os ossos e articulações do seu corpo, realizamos o jogo: estendidas na carpete ao lado do boneco, as crianças tinham que imitar a sua posição.

Foi um momento divertido em que todos quiseram participar.

As fotografias retratamo inicio do jogo, pois o nível dificuldade foi aumentando, utilizando posições que implicavam posições mais complicadas, mas a adesão ao jogo mão diminuiu, pelo contrário, foi uma grande brincadeira.

A nossa biblioteca está mais bonita!


A biblioteca da nossa sala estava um bocadinho triste! Resolvemos então pô-la mais alegre e confortável para aí nos sentirmos bem. Assim resolvemos forrar o painel da biblioteca de exposição dos nossos trabalhos com uma pintura das nossas mãos. A ajuda da Gabriela foi muito importante, pois não podiamos ir todo ao mesmo tempo e a Beatriz esteve a tirar as fotografias e a orientar também o trabalho do resto do grupo que estava na sala, em actividades livres. O que ajudou é que a nossa sala tem uma porta para o exterior. Todos gostamos de trabalhar ao ar livre, foi mesmo bom...

Para além do painel também temos muitos livros novos; uns de histórias e outros que nos ensinam coisas, são as enciclopédias.

Sempre que quizermos também podemos trazer livros da nossa casa para a escola, para "emprestar" à nossa biblioteca.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

"Sabores do Outono"



Hoje de manhã recebemos na nossa escola 4 senhoras que vieram da Câmara para trabalhar connosco. Trouxeram muita coisa: fogão, panelas, varinha, balança, facas, computador, datashow. Estiveram, com a nossa ajuda, a fazer compota de maçã. Nós já tínhamos trazido, na semana passada, as maças e os frascos. Ensinaram-nos uma canção dos frutos do Outono, vimos um filme do Ruca em que ele com os seus amigos foram a um pomar apanhar maças. Depois estivemos a ajudar a cortar as maças aos pedacinhos mais pequenos para cozer mais depressa. De tarde, colocamos a compota nos frascos e levamos para casa. Esperamos que esteja boa! Trouxeram também os frutos do Outono para nós pintarmos.


Adoramos receber gente nova na nossa escola. É muito bom que a Câmara não se esqueça dos meninos e lhes proporcione actividades diferentes. Obrigada por nos virem visitar.


Querem ver o desenho das nossas amigas?



Quadro das Presenças

Na semana passada introduzimos, na nossa sala, o Quadro das Presenças. Para os meninos do ano anterior não foi novidade, mas para os novos foi um quadro novo que foi introduzido. Pedi a ajuda dos mais velhos para explicarem o funcionamento do quadro. Do lado esquerdo estão os nomes dos meninos(todos conhecem o seu nome), em cima os dias da semana (todo o mês). Para cada dia foi escolhida uma cor. Não é um quadro fácil de se manusear, mas no fim da semana já todos estavam familiarizados. Todas as manhãs, quando chegam à sala a primeira coisa que fazem é marcar a presença. Se por acaso me esqueço, são os primeiros a lembrar.

Os objectivos do quadro das presenças são vários: desenvolvimento de noções temporais: ontem, hoje, amanhã, nome dos dias da semana, mês; desenvolvimento de noções matemáticas: sequência semanal e mensal, quem falta, quem está presente, conhecimento dos números.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia da Alimentação



Das várias actividades realizadas durante estes últimos dias do Projecto "Educação para a Saúde", a confecção da sopa no Dia da Alimentação, teve como objectivo sensibilizar as crianças e através delas, as famílias, para a importância dos legumes na nossa alimentação. Todos sabemos como por vezes é dificil conseguir que os nossos filhos comam legumes. Na nossa opinião, é na sopa, que mais facilmente podemos introduzi-los.


Nas vária pesquisas que fiz sobre a importância da sopa na cadeia alimentar, encontrei um artigo que passo a citar:


"A importância da Sopa na alimentação

A sopa tem uma enorme importância na nossa alimentação não só pela variedade dos nutrientes que nos fornece mas também pelos benefícios que desencadeia a nível funcional. Uma sopa é habitualmente um "prato" de digestão fácil, extremamente saciante devido à variedade de alimentos e tipo de nutrientes que contém, ao seu volume e à temperatura em que é consumida. Estes aspectos são também muito importantes na regulação do apetite, o que torna a sopa um prato de eleição na abertura das refeições. Por outro lado, também desempenha funções no bom funcionamento do nosso intestino e nos mecanismos de regulação dos níveis de colesterol sanguíneo.

A importância do consumo de vegetais e quais as vantagens de os consumir na Sopa

A presença de produtos hortícolas na nossa alimentação diária é fundamental para uma boa saúde. Recomenda-se o consumo de 400 g destes alimentos todos os dias. Os produtos hortícolas são excelentes fornecedores de vitaminas, minerais, fibra alimentar, antioxidantes e outros produtos fitoquímicos com benefícios na nossa saúde. Actualmente, sabe-se que não é indiferente consumir os produtos hortícolas crus ou cozinhados. A cozedura amolece as fibras e disponibiliza o aproveitamento superior de vitaminas e minerais. Cozinhados em água alguns destes nutrientes dissolvem-se pelo que, sempre que possível, devemos aproveitar a água de cozedura tal como acontece com a sopa que permite um aproveitamento muito completo do conteúdo nutricional dos alimentos utilizados."

Retirado de: http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2005/11/23bis.htm

Sendo assim, pensamos que se desde cedo sensibilizarmos as crianças para a importância da sopa na alimentação quotidiana ajudamos a promover a recuperação da sopa nos hábitos alimentares das famílias e a promover também um aumento do consumo de produtos hortícolas por parte das crianças e jovens.


A confecção da sopa na nossa sala foi muito participada pelo grupo. Todas as crianças trouxeram 0s legumes que escolheram ( alguns que estiveram ausentes por doença fizeram chegar os seus legumes através da familia). Hoje de manhã preparamos a sala de maneira diferente: juntamos as mesas e sentamo-nos à volta para todos podermos participar. Os adultos descascaram as batatas, as cebolas, os nabos, as cenouras, a abóbora e as courgettes. Foram as crianças que partiram todos legumes com facas de sobremesa, como se pode ver nas fotografias. Para partir os brócolos, a couve-flor e as couves, usaram as mãos.

Quando foi para o fogão para cozer, fomos fazer uma surpresa à outra sala. Cantamos e dramatizamos a canção "Quem cresce na Horta". Os nossos amigos também tinham uma dança para nós cuja letra da canção era sobre os legumes.

Já depois do lanche da manhã, fizemos o registo da actividade. Todos quiseram participar e todos queriam intervir e registar.

Ao fim da manhã, comemos a sopa. Estava óptima, era a opinião de todos; o único defeito era a temperatura, que estava muito quente. Sentimos com agrado, que na maioria das crianças, a sopa faz parte das suas refeições.

Que boa estava a nossa sopa de legumes






O dia 16 de Outubro, dia Internacional da Alimentação, deveria ser diáriamente lembrado, sobretudo pelos Pais que têm a missão de se preocuparem com a riqueza nutricional e o baixo valor calórico dos alimentos dos seus filhos.

Entre várias pesquisas que fiz para a preparação deste dia com as crianças, e para que todos tomem consciência da importância da sopa, na alimentação das crianças, passo a trancrever um "excerto" de um artigo da Nutricionista Paula Veloso em "Educare"

"Boas razões para comer sopa"

Além de ser indicada no tratamento da obesidade, é importante para a manutenção do peso ideal, para as pessoas que sofrem de falta de apetite ou têm dificuldade em digerir, para os idosos ou ainda para controlar a ingestão compulsiva de alimentos nas crianças, porque:

• é um alimento pouco calórico e com uma grande variedade de legumes, de sabor sempre diferente (nota: quando as pessoas usam cubos de caldos de carne, que, além de um desinteressante valor nutricional, têm sal em excesso, tornam as sopas muito idênticas);

• a combinação de fibras alimentares com um elevado teor em água tornam-na num bom regulador intestinal;

• nas crianças, constitui muitas vezes a única forma de estas ingerirem vegetais;

• permite aproveitar vitaminas e minerais que se perdem quando se desperdiça a água de cozedura;

• é pouco alergénica (fraca probabilidade de provocar alergias); • não contém as moléculas agressivas que se formam noutros processos de confecção (como nos fritos ou nos grelhados na brasa);

• proporciona ao organismo um bom aproveitamento dos seus nutrientes;

• é de fácil digestão;

• por ser um alimento com grande volume, sacia rapidamente, ao mesmo tempo que contém poucas calorias, sendo, por isso, um importante alimento na prevenção e combate à obesidade.

Espero que reflitam e continuem a ponderar todas estas recomendações, para um harmonioso desenvolvimento das nossas crianças.

Uma Experiência!




Nem sempre as actividades que realizamos com as crianças são previamente preparadas pela Educadora. Ontem depois do almoço, deparamo-nos com interesse demonstrado por um grupo de crianças sobre os objectos ou substâncias que vão ao fundo ou flutuam na água. Perguntei ao grupo se queriam fazer uma experiência. A esta palavra todos ficaram curiosos.


Nas Orientações Curriculares, a sensibilização às ciências é um objectivo que deve estar presente no dia-a-dia do J.I. O Educador, perante uma situação ou problema proposto pelas crianças, deverá dar-lhes oportunidades de propor explicações e de confrontá-las com a realidade, ajudando-as a aprofundar as questões.


Assim após a observação dos vários passos da experiência: observação da plasticina, da rolha de cortiça, da bola de esferovite e de ping-pong na água, as crianças foram registando o que observavam e o porquê dos objectos irem ao fundo ou flutuarem.

As conclusões demonstram certas capacidades por parte do grupo. Perceberam perfeitamente que os objectos como a plasticina e a batata são mais pesados e mais densos, "não têm ar no seu interior", mas a cortiça, a bola de esferovite e a de ping-pong, são menos densas, mais leves e têm "ar lá dentro".

Para além de despertar a curiosidade e o espirito cientifico foi um momento importante para o desenvolvimento da linguagem. Palavras como observar, experimentar, flutuar, superficie e interior vieram enriquecer o vocabulário do grupo.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Os três ursos e a menina de caracolinhos dourados.


Para consolidar as noções adquiridas anteriormente contei a história dos três ursinhos que é um conto infantil muito conhecido e do agrado das crianças. Nesta história há três ursos, o pai, a mãe e o filho; o primeiro, um urso muito grande, a mãe, nem muito grande nem muito pequena, de tamanho médio e o filho, um urso pequenino. Aos ursos estão associados diversos objectos: as tigelas da papa, as cadeiras, as camas, as colheres, que também vão variando de tamanho. Após a leitura do conto, da sua exploração e do registo, o grupo teve à sua disposição vários objectos que entravam na história. As crianças compararam os tamanhos das tigelas, das colheres, das meias e das luvas, e, para além disso, poderem ordenar os objectos, do maior para o mais pequeno. Tiveram também oportunidade de usarem termos tais como: é maior do que, é o maior, é mais pequeno que, é tão grande como.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Canção: Quem cresce na horta?





Para crescermos com saúde devemos ter uma alimentação saudável. Os legumes deveriam ser a base da nossa alimentação, mas todos sabemos, como é difícil por vezes, conseguirmos que estes façam parte das refeições das nossas crianças. Poderá ser na sopa que estes, aos poucos, devem ser introduzidos. A escola, sendo um parceiro na educação das crianças, deve ajudar as famílias na criação de hábitos para uma alimentação saudável. Assim anualmente temos a preocupação de trabalhar com as nossas crianças sobre este tema.


Assim na nossa sala, esta semana, iniciamos a conversa sobre os alimentos que nos ajudam a crescer de uma forma saudável. Na biblioteca temos uma capa com imagens de vários frutos e legumes. Mas como estava em desordem resolvemos separar os frutos dos legumes. Na sua maioria o grupo não apresentou dificuldade na separação destes dois grupos. Posteriormente apresentei ao grupo uma canção sobre os legumes que nascem na horta. Não conheciam a beringela; assim fomos à Internet arranjar uma imagem e colocamos no ficheiro de imagens. Rapidamente a canção foi aprendida pelas crianças. Quiseram desenhar os legumes da canção e têm feito a sua dramatização com a ajuda dos legumes desenhados por eles.


Resolvemos no dia Mundial da Alimentação cozinhar uma sopa de legumes. Então registaram os legumes que querem trazer para a confecção da sopa. Nesse dia comerão a sopa na escola e para a cantina não virá sopa. No dia seguinte iremos participar numa actividade da Câmara, confecção de compota de maça, cozinhada no Jardim com a colaboração dos meninos.

Querem aprender a canção? É só perguntarem aos vossos filhos...

Quem cresce na horta

O que há dentro dela?

Tomate, pepino e também beringela

Quem são os mais verdes, quem é que eles são?

A salsa, a couve, a alface e o agrião.

Quem são os mais gordos, no chão enterrados?

Batatas, cebolas, cenouras e nabos.

Quem é pequenino que cabe na mão?

É o grão de bico, a ervilha e o feijão.

Quem é a maior, vá diz lá qual é ela?

Já sei, é a abóbora maior que a panela.